WILSON ALVES DOS SANTOS
1. DADOS PESSOAIS
Nome: Wilson Alves dos Santos
Nascimento: 20.06.51 - Canhotinho/PE
Fones: (081)9818-8304/ 3661-0065
2. FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
2.1 Graduação em Letras -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA-Caruaru/PE
2.2 Especialização em nível Pós-Universitário de Professores para Suplência / Brasília/DF /1980
2.3 Pós-graduação em Língua Portuguesa – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA/1989
2.4 Curso de Nivelamento em Linguagem para o Mestrado interinstitucional MINTER, realizado pela ASSIESPE em parceria com a Universidade da Paraíba/2006
2.5 Mestrando em Psicologia da Educação Isla/Portugal
3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL
I - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
Atividades
3.1 Ensino de graduação, Professor de Língua Portuguesa “I” e “II”/1987
3.2 Direção e administração, Coordenador do Curso de Letras 1997 a 2001)
3.3 Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática/1999
3.4 Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática da LP “I” e “II”/2000
3.5 Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática da Língua Portuguesa “I” e
Língua Inglesa I / 2002 a 2002
3.6 Ensino de graduação, Professor de Leitura e Produção de Textos/ 2003 a 2005
3.7 Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática Portuguesa I e Língua Inglesa “I”/2003
3.8 Equipe de Vestibular Elaborador de provas de vestibulares e correção da Famasul/1998/2000
3.9 Ensino de pós-graduação, Professor de Aspectos Morfológicos da Língua Portuguesa/2005
3.10 Membro da Equipe de Vestibular/Famasul 2008 a2012
4 - OUTROS
Atividades
4.1 Prefeitura Municipal da Água Preta-PE/ 1975
Professor de Ensino Fundamental(1975 a l977)
4.2 Prefeitura Municipal de Novo Lino/AL(1977
Professor de Ensino Médio e Fundamental
4.3 Colégio Cenecista Prof. “Ivon Ferreira Lins”
(l979 a l989) Professor de Ensino Médio e Fundamental
4.4 Escola Prof. Eliseu Pereira de Melo
4.5 Escola Mons. Abílio Américo Galvão/1995 a 2007)
Professor de Ensino Médio e Fundamental
5. PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ARTÍSTICA
5.1 ” Projeto “Ensinar Cantando”- uma alternativa viável para a aprendizagem da Língua Portuguesa,
Apresentado no XIX Congresso Internacional de Línguas Vivas (l997)
5.2 ” Poemas “Natal”, “Homem”. Poetas do ano 2000 Ed. Bagaço .Recife/PE.2000
5.3 ”Poemas “Meu sonho real,” “Meu amor” “Mãe Natureza”, “Delicia” e “Novo Amanhecer”. Poetas da Famasul. Ed. Bagaço, 2004.
5.4 ” Poemas “Natal”, Homem”. Poetas dos Palmares. Ed. Bagaço. Recife/PE - 2002
5.5 ”Artigo “Prefácio” Raízes Populares”. Célio Queiroz. Ed. Bagaço, 2002
6. PARTICIPAÇÃO DE CURSOS
6.1 Seminário de Verão promovido pelo C.J.E.E.P. /1973
6.2 “Centro de Cultura Anglo Americana” - 1º A BASIC - 1977
6.3 “Centro de Cultura Anglo Americana” - 1º A ADVANCED - 1978
6.4 “Centro de Cultura Anglo Americana” 1º B (Book Three) - 1979
6.5 “Centro de Cultura Anglo Americana” - Book Four – 1980
6.6 “Centro de Cultura Anglo Americana”- Book Five e Six - 1981
6.7 “ I Simpósio de Língua Portuguesa” - FAMASUL - 1981
6.8 “ Techniques for Teaching the English Language in the Public Sector” – The British Council – Nazaré da Mata/PE l987
6.9 Curso de “Atualização da Língua Portuguesa” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.10 Curso de “A Estrutura Sintática da Líng. Portuguesa” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.11 Curso de “A Estrutura Sintática da Língua Portuguesa” Módulo II: Sintaxe do Período
Composto – Academia Pernambucana de Letras/1990
6.12 Curso de “Técnica de redação” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.13 Participante “Encontro Estadual de Professores de Português” - CECOSNE - 1990
6.14 Participante “1º Simpósio de Língua Portuguesa” - FAMASUL - 1991
6.15 Participante “ Programa InterCampus curso Didática: Ensino/Intencionalidade Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul/1996
6.16 Participante “XIX Congresso Mundial da Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes, realizado da Universidade Federal de Pernambuco - 1997
6.17 Curso de “Atualização em Gramática Portuguesa ” – Academia Pernambucana de Letras – 1998
6.18 Curso de “Atualização nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Líng.Portuguesa – NEP – 1998
6.19 Participante da I Conferência Regional da Mata – Palmares/1998
6.20 Coordenador de Mesa no “I Encontro de Literatura Luso-Brasileira: de Portugal a Palmares”- Pró- Reitoria de Extensão - 1999
6;21 Participante “O Ensino da Língua Portuguesa numa Perspectiva Textual – Editora Saraiva – 1999
6.22 Curso de “Seminário de Língua Portuguesa” – Academia Pernambucana de Letras – 2000
6.23 Participante da FACMASUL - “V Feira de Artes e Ciências da Mata Sul – Campus da
FAMASUL/2000
6.24 Participante do “I Encontro sobre Gramáticas do Português” Universidade Federal de Pernambuco/2001
6.25 Ministrante de Curso “Síntese de Língua Portuguesa”. a correspondência na comunicação com enfoques gramaticais – FAMASUL/2001
6.26 Curso de “II Seminário de Língua Portuguesa” - Academia Pernambucana de Letras - 2001
6.27 Participante “I Encontro sobre Gramáticas do Português” - Universidade Federal de Pernambuco/2001
6.28 Curso de “III Seminário de Língua Portuguesa” – Academia Pernambucana de Letras/2002
6.29 Participante da Capacitação dos Professores formadores do Programa de Formação de Professores em Exercício – PROFORMAÇÃO – Pernambuco/2002
6.30 Ministrou minicurso sobre O Que é PROFORMAÇÃO, durante a VI Facmasul e II Fórum de Educação – Palmares/2002
6.31 Participante do minicurso Repasse crítico da Gramática Portuguesa – FAMASUL/2002
6.32 Curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje” - UFPE / 2002
6.33 Participante do “VI Congresso Nacional de Lingüística e Filosofia”– Instituto de Letras da UERJ – Rio de Janeiro/2002
6.34 Participante do I Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários da Mata Sul – promovido pela GELLMASUL/2003
6.35 “I Fórum Regional de Experiências Educacionais” – Ensino Médio-GERE Mata Sul/2003
6.36 Participante do VII Congresso Nacional de Linguística e Filosofia- Instituto de Letras da UERJ – Rio de Janeiro/2003
6.37 Participante da Interiorização da “55ª Reunião Anual da SBPC no Estado de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco/2003
6.38 Participante no curso a distância “Disseminadores de Educação Fiscal” realizado pela Escola de Administração Fazendária – ESAF/2005
6.39 Participante do “Básico English Course” – English Practical School
6.40 Participante do curso de “teaching english today Braz – Tesol Pernambuco/2005
6.41 Participante do curso “Pronunciation for teacher” Braz- Tesol Pernambuco/2005
6.42 Participante do VII CONAPE INTERNACIONAL – Congresso Atual de Práticas Educativas Recife/2005
6.43 Ministrante de minicurso”Fundamentos da Gramática Contemporânea” durante o II Festival do Estudante – FAMASUL/2006
6.44 Participante do Curso Básico de Inglês – English Practical School/2006
6.45 Participante do SAPIENS 2006 – V congresso Internacional de Educação – Olinda/2006
6.46 Ministrou o minicurso “Fundamentos da Gramática Contemporânea, durante o II Festival do Estudante – FAMASUL/2006
6.47 Curso Avançado em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2007
6.48 Curso de Fluência em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2010
6.49 Curso de Comunicação em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2011
6.50 Ministrante de minicurso “Português Instrumental-Famasul/2012
Palmares, 17 de julho de 2012
FACULDADE
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA
SUL – AEMASUL
BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel,
s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br
PLANO
DE ENSINO
I
– IDENTIFICAÇÃO:
CURSO:
Matemática
DISCIPLINA:
Leitura e Produção de Texto
PRÉ-REQUISITO: -
DEPARTAMENTO:
Matemática
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: Wilson Alves dos Santos
Ano:
2013
Semestre
Letivo: ( ) Primeiro ( x) Segundo
Total
de Créditos: 04
Carga Horária: 60
|
II – EMENTA:
Estudo
dos tópicos que fundamentam a leitura e a produção de textos orais e escritos
|
III – OBJETIVOS
Geral: Oferecer ao
discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e
fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo,
utilizando modalidades da Língua oral
e escrita
Específicos:
|
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
2.1
Texto, contexto, situação
2.2 Tipologia textual
2.3 Denotação e conotação
2.4 Coesão e coerência
textuais
2.5 Citações do discurso
alheio
2.6 Técnica de resumo e
aspectos provenientes dos textos lidos
ou produzidos pelos alunos.
2.7 Argumentação textual
2.8 Norma linguística e
argumentação
2.9 Progressão discursiva
2.10 O parágrafo: tipologia e estrutura
2.11 Aspectos linguísticos
provenientes dos textos lidos ou
produzidos pelos alunos.
2.12 Acentuação gráfica
2.13 Encontro vocálico e
consonantal
2.14 Divisão silábica
2.15 Emprego de algumas letras
2.16
Emprego de palavras que causam dúvida
2.17 Particularidade de gênero
2.18 Flexão de número
2.19 Pronome
2..20 Verbo
|
V – MÉTODOS
DIDÁTICOS DE ENSINO
( x
) Aula Expositiva
( ) Seminário
( x )
Leitura Dirigida
( x ) Demonstração (prática realizada pelo
Professor)
( ) Laboratório (prática realizada pelo
aluno)
( ) Trabalho de Campo
( ) Execução de Pesquisa
( )
Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( x ) Outra(s) – Qual(ais)
Memorial, leitura reflexiva,
|
VI – CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em
conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da
complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
Os
procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
A
dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do
período, enfatizando participação, frequência e atenção;
Pesquisa
de interesse dos alunos:
Memorial
com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade
extraclasse).
|
VII – REFERÊNCIAS
BECHARA,
Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI,
Adilson . O texto argumentativo. São
Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO,
Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN,
José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São
Paulo: Ática, 2001.
GOMES,
Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH,
Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________&
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.
MARTINS,
Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto
Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA,
Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife: Comunicarte:1997
|
Palmares, 23 de
agosto de 2013
Wilson Alves dos Santos
Plano de Ensino - Leitura e Produção de Texto II
FACULDADE
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA
SUL – AEMASUL
BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel,
s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br
PLANO
DE ENSINO
I
– IDENTIFICAÇÃO:
CURSO:
Matemática
DISCIPLINA:
Leitura e Produção de Texto “2”
PRÉ-REQUISITO: Leitura e Produção de Texto I
DEPARTAMENTO:
Matemática
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: Wilson Alves dos Santos
Ano:
2013
Semestre
Letivo: ( ) Primeiro ( x) Segundo
Total
de Créditos: 04
Carga Horária: 60
|
II – EMENTA:
A
leitura e a expressão nos diversos tipos de textos, nas modalidades falada e
escrita, com base em pressuposição, polissemia, subjetividade formação e
análise discursiva.
|
III – OBJETIVOS
Geral: Oferecer ao
discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e
fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo,
utilizando modalidades da Língua oral
e escrita
Específicos:
|
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Noções básicas de texto e discurso;
2.2 Os tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre;
2.3 A polissemia e a metalinguagem nos textos argumentativos;
2.4 Os tipos de resumo;
2.5 Os modalizadores;
2.6 As informações implícitas;
2.7 A intertextualidade;
2.8 A pressuposição e seus efeitos;
2.9 Considerações gerais sobre a subjetividade e formação discursiva;
2.10 O parágrafo: tipologia e estrutura;
2.11 Aspectos linguísticos provenientes dos textos lidos ou
produzidos
pelos alunos.
|
V – MÉTODOS
DIDÁTICOS DE ENSINO
( x
) Aula Expositiva
( ) Seminário
( x )
Leitura Dirigida
( x ) Demonstração (prática realizada pelo
Professor)
( ) Laboratório (prática realizada pelo
aluno)
( ) Trabalho de Campo
( ) Execução de Pesquisa
( )
Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( x ) Outra(s) – Qual(ais)
Memorial, leitura reflexiva,
|
VI – CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se priorizar a
individualidade do aluno. Diante desse pressuposto, e da complexidade do
aprender, deve-se levar em conta:
Os
procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
A
dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produção textual ao
longo do período, enfatizando participação, frequência e atenção;
Pesquisa
de interesse dos alunos:
Memorial
com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade
extraclasse).
|
VII – REFERÊNCIAS
BECHARA,
Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI, Adilson
. O texto argumentativo. São Paulo:
Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor L.
Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN, José Luiz
& SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São Paulo:
Ática, 2001.
GOMES, Admmauro
(org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH, Ingedore
Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________&
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.
MARTINS, Dileta
Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto
Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA, Amaro
Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997
|
Palmares, 23 de
agosto de 2013
Wilson
Alves dos Santos
FACULDADE
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA
SUL – AEMASUL
BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel,
s/n – 55540-000 – Palmares – PE
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PLANO
DE ENSINO
I
– IDENTIFICAÇÃO:
CURSO:
Letras
DISCIPLINA:
Morfologia da Língua Portuguesa
PRÉ-REQUISITO: -
DEPARTAMENTO:
Letras
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: Wilson Alves dos Santos
Ano:
2013
Semestre
Letivo: ( ) Primeiro ( x) Segundo
Total
de Créditos: 04
Carga Horária: 60
|
II – EMENTA:
Aplicação
dos conhecimentos de Morfologia e Fonética/fonologia da Língua Portuguesa,
aprofundamento dos conteúdos de Morfologia, estudo analítico-crítico do
sistema ortográfico em vigor, e compreensão-leitura e análise e reescrita de
textos referenciais e literários.
|
III – OBJETIVOS
Geral: Oferecer ao
discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e
fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo,
utilizando modalidades da Língua oral
e escrita
Específicos:
|
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
2.1 Estrutura das Palavras
2.2 Formação das Palavras
2.3Classificação: variável e invariável
2.4 Sistema Ortográfico: descrição, identificação de
dificuldades
decorrentes de correlação língua falada/escrita.
2.5 Comparar no Sistema Ortográfico a descrição e identificação de
dificuldades decorrentes de
correlação entre língua falada e escrita
3.Ementa: Aplicação dos conhecimentos de
Morfologia e Fonética/fonologia da Língua Portuguesa, aprofundamento dos
conteúdos de Morfologia, estudo analítico-crítico do sistema ortográfico em
vigor, e compreensão-leitura e análise e reescrita de textos referenciais e
literários.
|
V – MÉTODOS
DIDÁTICOS DE ENSINO
( x
) Aula Expositiva
( ) Seminário
( x )
Leitura Dirigida
( x ) Demonstração (prática realizada pelo
Professor)
( ) Laboratório (prática realizada pelo
aluno)
( ) Trabalho de Campo
( ) Execução de Pesquisa
( )
Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( x ) Outra(s) – Qual(ais)
Memorial, leitura reflexiva,
|
VI – CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em
conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da
complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
Os
procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
A
dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do
período, enfatizando participação, frequência e atenção;
Pesquisa
de interesse dos alunos:
Memorial
com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade
extraclasse).
|
VII – REFERÊNCIAS
BECHARA,
Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI,
Adilson . O texto argumentativo. São
Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO,
Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN,
José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São
Paulo: Ática, 2001.
GOMES,
Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH,
Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________&
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.
MARTINS,
Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto
Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA,
Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997
|
Palmares, 23 de
agosto de 2013
Wilson Alves dos Santos
FACULDADE
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA
SUL – AEMASUL
BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel,
s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br
PLANO
DE ENSINO
I
– IDENTIFICAÇÃO:
CURSO:
Letras
DISCIPLINA:
Estrutura Sintática da Língua Portuguesa I
PRÉ-REQUISITO: -
DEPARTAMENTO:
Letras
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: Wilson Alves dos Santos
Ano:
2013
Semestre
Letivo: ( ) Primeiro ( x) Segundo
Total
de Créditos: 04
Carga Horária: 60
|
II – EMENTA:
Emitir
parecer teórico e crítico entre a sintaxe
e a modalidade falada
da língua;
|
III – OBJETIVOS
Geral: Oferecer ao
discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e
fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo,
utilizando modalidades da Língua oral
e escrita
Específicos:
|
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
2.1
A Sintaxe na Gramática Tradicional;
2.2 A sintaxe os modernos estudos linguísticos: os níveis de análise
linguísticas;
2.3 A oração e os termos;
2.4 Os processos sintáticos da
coordenação;
2.5 As estruturas do parágrafo:
hierarquização e equivalência;
2.6 O paralelismo sintático;
2.7 Sintaxe de regência generalidade;
2..8 Sintaxe de concordância:
casos gerais;
|
V – MÉTODOS
DIDÁTICOS DE ENSINO
( x
) Aula Expositiva
( ) Seminário
( x )
Leitura Dirigida
( x ) Demonstração (prática realizada pelo
Professor)
( ) Laboratório (prática realizada pelo
aluno)
( ) Trabalho de Campo
( ) Execução de Pesquisa
( )
Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( x ) Outra(s) – Qual(ais)
Memorial, leitura reflexiva,
|
VI – CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em
conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da
complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
Os
procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
A
dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do
período, enfatizando participação, frequência e atenção;
Pesquisa
de interesse dos alunos:
Memorial
com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade
extraclasse).
|
VII – REFERÊNCIAS
BECHARA,
Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI,
Adilson . O texto argumentativo. São
Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO,
Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN,
José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São
Paulo: Ática, 2001.
GOMES,
Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH,
Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________&
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.
MARTINS,
Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto
Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA,
Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997
|
Palmares, 23 de
agosto de 2013
Wilson Alves dos Santos
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