CURRICULUM



WILSON ALVES DOS SANTOS


1. DADOS PESSOAIS
Nome: Wilson Alves dos Santos
Nascimento: 20.06.51 - Canhotinho/PE
Fones: (081)9818-8304/ 3661-0065

 2.   FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
 2.1  Graduação em Letras -Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru –         FAFICA-Caruaru/PE     
 2.2   Especialização em nível Pós-Universitário de Professores para Suplência / Brasília/DF  /1980
      2.3    Pós-graduação em Língua Portuguesa – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru  -  FAFICA/1989
      2.4    Curso de Nivelamento em Linguagem  para o Mestrado interinstitucional MINTER,  realizado pela  ASSIESPE em parceria com  a Universidade da Paraíba/2006
       2.5      Mestrando em Psicologia da Educação Isla/Portugal                                  
    
3.   ATUAÇÃO PROFISSIONAL

I  - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul

Atividades
3.1  Ensino de graduação, Professor de Língua Portuguesa  “I” e “II”/1987
3.2  Direção e administração, Coordenador do Curso de Letras 1997 a 2001)
3.3  Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática/1999
      3.4 Ensino de graduação,  Professor de Estrutura Sintática da LP “I” e “II”/2000
3.5  Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática da Língua Portuguesa “I” e
        Língua Inglesa I /  2002 a 2002
3.6  Ensino de graduação, Professor de Leitura e Produção de Textos/ 2003 a 2005
3.7 Ensino de graduação, Professor de Estrutura Sintática Portuguesa I e Língua Inglesa “I”/2003
3.8 Equipe de Vestibular Elaborador de provas de vestibulares e correção da Famasul/1998/2000
      3.9 Ensino de pós-graduação, Professor de Aspectos Morfológicos da Língua Portuguesa/2005
3.10 Membro da Equipe de Vestibular/Famasul 2008 a2012

4   -  OUTROS

Atividades
4.1     Prefeitura Municipal da Água Preta-PE/ 1975
Professor de Ensino Fundamental(1975 a l977)
      4.2      Prefeitura Municipal de Novo Lino/AL(1977
                 Professor de Ensino Médio e  Fundamental
      4.3     Colégio Cenecista Prof. “Ivon Ferreira Lins”
                 (l979 a l989) Professor de Ensino Médio e Fundamental
      4.4      Escola Prof. Eliseu Pereira de Melo
                1987 a 1991 Professor de Ensino Fundamental
                1991 a 1994 Gestor Escolar
      4.5     Escola Mons. Abílio Américo Galvão/1995 a 2007)
                Professor de Ensino Médio e Fundamental


5.    PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ARTÍSTICA
5.1  ” Projeto “Ensinar Cantando”- uma alternativa viável para a aprendizagem da Língua Portuguesa,
  Apresentado no XIX Congresso Internacional de Línguas Vivas (l997)
5.2   ” Poemas “Natal”, “Homem”. Poetas do ano 2000  Ed. Bagaço .Recife/PE.2000
5.3    ”Poemas “Meu sonho real,” “Meu amor” “Mãe Natureza”, “Delicia” e “Novo Amanhecer”.  Poetas da Famasul. Ed. Bagaço, 2004.
5.4   Poemas “Natal”, Homem”. Poetas dos Palmares. Ed. Bagaço. Recife/PE - 2002
5.5   ”Artigo “Prefácio” Raízes Populares”. Célio Queiroz. Ed. Bagaço, 2002         

6.     PARTICIPAÇÃO DE CURSOS
6.1   Seminário de Verão promovido pelo C.J.E.E.P. /1973
6.2   “Centro de Cultura Anglo Americana” - 1º A BASIC - 1977
6.3   “Centro de Cultura Anglo Americana” - 1º A ADVANCED - 1978
6.4   “Centro de Cultura Anglo Americana” 1º B (Book Three)  - 1979
6.5   “Centro de  Cultura Anglo Americana” - Book Four – 1980
6.6   “Centro de Cultura Anglo Americana”- Book Five  e  Six -  1981
6.7   “ I Simpósio de Língua Portuguesa”  -  FAMASUL - 1981
6.8   “ Techniques for Teaching the English Language in the Public Sector” – The British Council – Nazaré da Mata/PE  l987
6.9    Curso de “Atualização da Língua Portuguesa” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.10  Curso de  “A Estrutura  Sintática da Líng. Portuguesa” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.11  Curso de “A Estrutura Sintática da Língua Portuguesa” Módulo II: Sintaxe do Período
         Composto – Academia Pernambucana de Letras/1990           
6.12  Curso de “Técnica de redação” Academia Pernambucana de Letras - 1990
6.13  Participante “Encontro Estadual de Professores de Português” - CECOSNE - 1990  
6.14  Participante “1º Simpósio de Língua Portuguesa” - FAMASUL - 1991 
6.15   Participante  “ Programa InterCampus curso Didática: Ensino/Intencionalidade  Faculdade de  Formação de Professores da Mata Sul/1996
6.16   Participante “XIX Congresso Mundial da Fédération Internationale des Professeurs de Langues  Vivantes, realizado da Universidade Federal de Pernambuco  -  1997
6.17   Curso de “Atualização em Gramática Portuguesa” – Academia Pernambucana de Letras – 1998 
6.18   Curso de “Atualização nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Líng.Portuguesa – NEP – 1998
6.19   Participante da I Conferência Regional da Mata – Palmares/1998
6.20   Coordenador de Mesa no “I Encontro de Literatura Luso-Brasileira: de Portugal a Palmares”- Pró-  Reitoria de Extensão  - 1999
6;21   Participante “O Ensino da Língua Portuguesa numa Perspectiva Textual – Editora Saraiva – 1999
6.22   Curso de “Seminário de Língua Portuguesa” – Academia Pernambucana de Letras – 2000
6.23   Participante  da FACMASUL  - “V  Feira de Artes e Ciências da Mata Sul – Campus da
FAMASUL/2000
6.24  Participante do “I Encontro sobre Gramáticas do Português” Universidade Federal de Pernambuco/2001
6.25   Ministrante de Curso “Síntese de Língua Portuguesa”. a correspondência na comunicação com enfoques gramaticais – FAMASUL/2001
6.26   Curso de “II Seminário de Língua Portuguesa” - Academia Pernambucana de Letras - 2001
6.27   Participante “I Encontro sobre Gramáticas do Português”   -     Universidade       Federal  de Pernambuco/2001
6.28   Curso de “III Seminário de Língua Portuguesa” – Academia Pernambucana de Letras/2002
6.29   Participante da Capacitação dos Professores formadores do Programa de Formação de Professores em Exercício – PROFORMAÇÃO – Pernambuco/2002
6.30   Ministrou minicurso sobre O Que é  PROFORMAÇÃO, durante a VI Facmasul e II Fórum de Educação – Palmares/2002
6.31   Participante do  minicurso Repasse crítico da Gramática Portuguesa – FAMASUL/2002
6.32  Curso “TV na Escola e os Desafios de Hoje” -  UFPE /  2002
6.33   Participante do “VI Congresso Nacional de Lingüística e Filosofia”– Instituto de Letras da UERJ – Rio de Janeiro/2002
6.34   Participante do I Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários da Mata Sul – promovido pela GELLMASUL/2003
6.35   “I Fórum Regional de Experiências Educacionais” – Ensino Médio-GERE  Mata Sul/2003
6.36   Participante do VII Congresso Nacional de Linguística e Filosofia- Instituto de Letras da UERJ – Rio de Janeiro/2003
6.37   Participante da Interiorização da “55ª Reunião Anual da SBPC no Estado de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco/2003
6.38   Participante no curso a distância  “Disseminadores de Educação Fiscal” realizado pela Escola de Administração Fazendária – ESAF/2005
6.39   Participante do “Básico English Course” – English Practical School
6.40   Participante do curso de “teaching english today Braz – Tesol Pernambuco/2005 
6.41   Participante do curso “Pronunciation for teacher” Braz- Tesol Pernambuco/2005
6.42   Participante do VII CONAPE INTERNACIONAL – Congresso Atual de Práticas Educativas Recife/2005
6.43   Ministrante de minicurso”Fundamentos da Gramática Contemporânea” durante o II Festival do Estudante – FAMASUL/2006
6.44   Participante do Curso Básico de  Inglês – English Practical School/2006
6.45   Participante do SAPIENS 2006 – V congresso Internacional de Educação – Olinda/2006
6.46    Ministrou o minicurso “Fundamentos da Gramática Contemporânea, durante o II Festival do Estudante – FAMASUL/2006
6.47  Curso Avançado em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2007
6.48   Curso de Fluência em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2010
6.49  Curso de Comunicação em Língua Inglesa-Escola Florence-Palmares/2011
6.50  Ministrante de minicurso “Português Instrumental-Famasul/2012

                                               Palmares, 17 de julho de 2012

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FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
         BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel, s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br

PLANO DE ENSINO



I – IDENTIFICAÇÃO:


CURSO: Matemática
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto
PRÉ-REQUISITO:  -
DEPARTAMENTO: Matemática
PROFESSOR RESPONSÁVEL:  Wilson Alves dos Santos
Ano: 2013
Semestre Letivo:                   (   ) Primeiro                    (  x) Segundo
Total de Créditos: 04
 Carga Horária:    60







II – EMENTA:
Estudo dos tópicos que fundamentam a leitura e a produção de textos orais e escritos









III – OBJETIVOS

Geral: Oferecer ao discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo, utilizando   modalidades da Língua oral e escrita

Específicos:
  • Fornecer fundamentos para apreensão das culturas materna como meio de compreensão/ação do/no mundo;
  • Contribuir para o desenvolvimento das habilidades básicas em língua materna: modalidade oral (ouvir e falar) e escrita (ler e escrever;
  • Criar condições para o estudo científico da linguagem humana no universo da pesquisa.




IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO              
          2.1  Texto, contexto, situação
         2.2  Tipologia textual
         2.3   Denotação e conotação
         2.4   Coesão e coerência textuais
         2.5   Citações do discurso alheio
          2.6   Técnica de resumo e aspectos provenientes dos textos lidos          
     ou  produzidos pelos alunos.
          2.7    Argumentação textual
          2.8    Norma linguística e argumentação
          2.9    Progressão discursiva
          2.10   O  parágrafo: tipologia e estrutura
         2.11    Aspectos linguísticos provenientes dos textos lidos ou 
         produzidos pelos alunos.
          2.12    Acentuação gráfica
          2.13   Encontro vocálico e consonantal
          2.14   Divisão silábica
          2.15   Emprego de algumas letras
          2.16   Emprego de palavras que causam dúvida
          2.17   Particularidade de gênero
          2.18   Flexão de número
          2.19   Pronome
          2..20   Verbo



V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

(  x ) Aula Expositiva
(   ) Seminário
(  x ) Leitura Dirigida
(  x ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
(   ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(   ) Trabalho de Campo
(   ) Execução de Pesquisa
    (   ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
    (  x ) Outra(s) – Qual(ais)

          Memorial, leitura reflexiva,








VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

          O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
         Os procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
         A dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do período, enfatizando participação, frequência e atenção;
         Pesquisa de interesse dos alunos:
         Memorial com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade extraclasse).



VII – REFERÊNCIAS


BECHARA, Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI, Adilson .  O texto argumentativo. São Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2001.
GOMES, Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________& TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.

MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA, Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife: Comunicarte:1997

         
Palmares, 23 de agosto de 2013



                                                                      Wilson Alves dos Santos






Plano de Ensino - Leitura e Produção de Texto II



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
         BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel, s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br

PLANO DE ENSINO



I – IDENTIFICAÇÃO:


CURSO: Matemática
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto “2”
PRÉ-REQUISITO:  Leitura e Produção de Texto I
DEPARTAMENTO: Matemática
PROFESSOR RESPONSÁVEL:  Wilson Alves dos Santos
Ano: 2013
Semestre Letivo:                   (   ) Primeiro                    (  x) Segundo
Total de Créditos: 04
 Carga Horária:    60







II – EMENTA:
 A leitura e a expressão nos diversos tipos de textos, nas modalidades falada e escrita, com base em pressuposição, polissemia, subjetividade formação e análise discursiva.









III – OBJETIVOS

Geral: Oferecer ao discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo, utilizando   modalidades da Língua oral e escrita

Específicos:
  • Fornecer fundamentos para apreensão das culturas materna como meio de compreensão/ação do/no mundo;
  • Contribuir para o desenvolvimento das habilidades básicas em língua materna: modalidade oral (ouvir e falar) e escrita (ler e escrever;
  • Criar condições para o estudo científico da linguagem humana no universo da pesquisa.




IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO              
1 Noções básicas de texto e discurso;
        2.2 Os tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre;
        2.3 A polissemia e a metalinguagem nos textos argumentativos;
        2.4 Os tipos de resumo; 
        2.5 Os modalizadores;
        2.6 As informações implícitas;
        2.7 A intertextualidade;
        2.8 A pressuposição e seus efeitos;
        2.9 Considerações gerais sobre a subjetividade e formação discursiva;
        2.10 O parágrafo: tipologia e estrutura;
        2.11 Aspectos linguísticos provenientes dos textos lidos ou produzidos             
             pelos alunos.

  


V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

(  x ) Aula Expositiva
(   ) Seminário
(  x ) Leitura Dirigida
(  x ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
(   ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(   ) Trabalho de Campo
(   ) Execução de Pesquisa
    (   ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
    (  x ) Outra(s) – Qual(ais)

          Memorial, leitura reflexiva,










VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

          O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se priorizar a individualidade do aluno. Diante desse pressuposto, e da complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
         Os procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
         A dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produção textual ao longo do período, enfatizando participação, frequência e atenção;
         Pesquisa de interesse dos alunos:
         Memorial com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade extraclasse).



VII – REFERÊNCIAS


BECHARA, Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI, Adilson .  O texto argumentativo. São Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2001.
GOMES, Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________& TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.

MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA, Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997

         
Palmares, 23 de agosto de 2013



                                                                      Wilson Alves dos Santos


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
         BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel, s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br

PLANO DE ENSINO



I – IDENTIFICAÇÃO:


CURSO: Letras
DISCIPLINA: Morfologia da Língua Portuguesa
PRÉ-REQUISITO:  -
DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL:  Wilson Alves dos Santos
Ano: 2013
Semestre Letivo:                   (   ) Primeiro                    (  x) Segundo
Total de Créditos: 04
 Carga Horária:    60







II – EMENTA:

Aplicação dos conhecimentos de Morfologia e Fonética/fonologia da Língua Portuguesa, aprofundamento dos conteúdos de Morfologia, estudo analítico-crítico do sistema ortográfico em vigor, e compreensão-leitura e análise e reescrita de textos referenciais e literários.








III – OBJETIVOS

Geral: Oferecer ao discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo, utilizando   modalidades da Língua oral e escrita

Específicos:
  • Fornecer fundamentos para apreensão das culturas materna como meio de compreensão/ação do/no mundo;
  • Contribuir para o desenvolvimento das habilidades básicas em língua materna: modalidade oral (ouvir e falar) e escrita (ler e escrever;
  • Criar condições para o estudo científico da linguagem humana no universo da pesquisa.




IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


2.1 Estrutura das Palavras
2.2 Formação das Palavras
 2.3Classificação: variável e invariável 
    2.4  Sistema  Ortográfico:   descrição,   identificação    de      dificuldades
       decorrentes de correlação língua falada/escrita.
    2.5 Comparar no Sistema Ortográfico a descrição e identificação de dificuldades     decorrentes de correlação entre língua falada e escrita
3.Ementa: Aplicação dos conhecimentos de Morfologia e Fonética/fonologia da Língua Portuguesa, aprofundamento dos conteúdos de Morfologia, estudo analítico-crítico do sistema ortográfico em vigor, e compreensão-leitura e análise e reescrita de textos referenciais e literários.
  


V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

(  x ) Aula Expositiva
(   ) Seminário
(  x ) Leitura Dirigida
(  x ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
(   ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(   ) Trabalho de Campo
(   ) Execução de Pesquisa
    (   ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
    (  x ) Outra(s) – Qual(ais)

          Memorial, leitura reflexiva,










VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

          O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
         Os procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
         A dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do período, enfatizando participação, frequência e atenção;
         Pesquisa de interesse dos alunos:
         Memorial com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade extraclasse).



VII – REFERÊNCIAS


BECHARA, Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI, Adilson .  O texto argumentativo. São Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2001.
GOMES, Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________& TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.

MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA, Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997

         
Palmares, 23 de agosto de 2013


                                                                      Wilson Alves dos Santos







FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
         BR 101 sul – KM 186 Engenho São Manoel, s/n – 55540-000 – Palmares – PE
Fone: 0xx-81-3661-1755 – www.famasul.edu.br

PLANO DE ENSINO



I – IDENTIFICAÇÃO:


CURSO: Letras
DISCIPLINA: Estrutura Sintática da Língua Portuguesa I
PRÉ-REQUISITO:  -
DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL:  Wilson Alves dos Santos
Ano: 2013
Semestre Letivo:                   (   ) Primeiro                    (  x) Segundo
Total de Créditos: 04
 Carga Horária:    60







II – EMENTA:
 Emitir parecer teórico e crítico entre a sintaxe  e a modalidade falada
  da  língua;









III – OBJETIVOS

Geral: Oferecer ao discente, possibilidade em Língua Portuguesa que possa avaliar a linguagem e fazer uso dela como espaço de (re)construção do sujeito e do mundo, utilizando   modalidades da Língua oral e escrita

Específicos:
  • Fornecer fundamentos para apreensão das culturas materna como meio de compreensão/ação do/no mundo;
  • Contribuir para o desenvolvimento das habilidades básicas em língua materna: modalidade oral (ouvir e falar) e escrita (ler e escrever;
  • Criar condições para o estudo científico da linguagem humana no universo da pesquisa.




IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

2.1   A Sintaxe na Gramática Tradicional;
      2.2 A sintaxe os modernos estudos linguísticos: os níveis de análise linguísticas;
      2.3   A oração e os termos;
      2.4   Os processos sintáticos da coordenação;
      2.5   As estruturas do parágrafo: hierarquização e equivalência;
      2.6   O paralelismo sintático;
       2.7    Sintaxe  de regência generalidade;
       2..8    Sintaxe de concordância: casos gerais;
  


V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

(  x ) Aula Expositiva
(   ) Seminário
(  x ) Leitura Dirigida
(  x ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
(   ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(   ) Trabalho de Campo
(   ) Execução de Pesquisa
    (   ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
    (  x ) Outra(s) – Qual(ais)

          Memorial, leitura reflexiva,










VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

          O processo da avaliação terá como fio condutor o ponto de partida
do olhar avaliativo, devendo-se levar em conta a individualidade do aluno. Diante desses pressupostos, e da complexidade do aprender, deve-se levar em conta:
         Os procedimentos de observação e acompanhamento complementares;
         A dimensão do aprender a aprender: por meio de leituras e produções ao longo do período, enfatizando participação, frequência e atenção;
         Pesquisa de interesse dos alunos:
         Memorial com síntese dos conteúdos trabalhados em sala de aula e leitura (atividade extraclasse).



VII – REFERÊNCIAS


BECHARA, Evanildo.Gramática escolar. Rio de Janeiro: Lucerna,2001
CITELLI, Adilson .  O texto argumentativo. São Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI Platão. Para entender o texto-Leitura e Redação. São Paulo: Ática, 2001.
GOMES, Admmauro (org). Estudos literários e sociolinguísticos. Recife: Bagaço, 2007
KOCH, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.
__________& TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência São Paulo: Cortês, 1989.

MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúcia Scliar. Português Instrumental. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzato, 1995.
SILVA, Amaro Matias. Aprendendo a língua pátria. Recife:Comunicarte:1997

         
Palmares, 23 de agosto de 2013


                                                                      Wilson Alves dos Santos

              

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