terça-feira, 24 de julho de 2012

A POESIA DE CIDA



Wilson Santos analisa a poesia de Cida



Ler Cida

Um bom poeta é aquele que me emociona, faz-me saborear em seus textos as delícias da vida, levando-me a grande viagem pela lua, estrelas, mar e florestas... no encontro com os passarinhos, borboletas como o brilho do sol, em uma manhã de inverno. Ou o frescor do vento, em um final de tarde de verão. É assim que vejo a poetisa Cida, a tradução do grande calor humano, ilustrado nos versos, a beleza dos passos humanos.- Wilson Santos, Professor de Língua Portuguesa (FAMASUL).

Ler Cida
É sentir-se acompanhado, bem acompanhado pelo  som da melodia harmonizando nossos ouvidos, ou nosso corações.
É entender a maturidade poética em um estágio, de onde só tiramos lições, belas lições, além de nos sentirmos alimentados pelo sabor artístico de quem domina a palavra bem lapidada...
Nesse mundo? viajamos no sonho, talvez para querer imitá-la
talvez para saborear desse mel
que adoça nosso estímulo
encoraja-nos para mergulhar no fundo desse rio
de água doce
protegido pela mãe natureza
que só nos faz
crescer, crescer, crescer...






4 comentários:

  1. É!
    Espero que os textos de Cida
    sejam não apenas conhecidos,
    mas que
    dele se tirem grandes lições,
    lições nas produções textuais,
    lições que resumem sobretudo
    pensamentos,
    lições que organizam a vida
    contribuindo, sem dúvida
    para um mundo novo,
    trazendo enfim a boa nova,
    como disse o Cristo.
    Ela sem dúvida é esse
    grande instrumento para NÓS.

    ResponderExcluir
  2. Cida é a grande descoberta do Professor Wilson Santos. Neste semestre, esperamos que os universitários da FAMASUL tenham um contato com a poesia dessa escritora.

    ResponderExcluir
  3. Toda esta felicidade?
    Sou como Euclides da Cunha:
    Não consigo vê-la isolada, sozinha.
    Socializo-a com as borboletas ao sorrirem para mim
    com as abelhas entre as flores
    com a química do sol, ao me aquecer
    com a noite de luar, me cobrindo nesse universo
    com a areia do mar, meu colchão
    frio, na espera das ondas
    trazendo e levando a linguagem da vida
    enfim...
    com o seu abraço
    dizendo-me, sermos humanos
    na construção desse novo mundo
    vindo do eu+ tu.

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Estar entre vocês é sentir-se vivo, livre para voar. Isso tudo chamo de FELICIDADE

    ResponderExcluir