Existe uma interpretação entre pessoas desinformadas, que a Língua Portuguesa sempre tem Reforma Ortográfica. A última foi em 18 de dezembro de 1971 com a Lei 5765. O que houve ultimamente, não foi uma reforma, mas um acordo ortográfico entre os países que falam a Língua Portuguesa. Particularmente, diria ser chato só o estudo do "Hífen" mas a Profª Fernanda Bérgamo neste e-mail nos orienta a consultar sempre o site da Academia Brasileira de Letras:
Obrigado,
Professora,
No Congresso, a que fiz referência, a Senhora nos passava uma síntese com o “Novo Acordo Ortográfico”. Eu acompanhei bem o processo desse Acordo, mas de repente, perdi o contato. Sabendo que em 2013 é necessário estarmos atualizado com ele, por favor, me responda, existe algo de novo com relação ao citado Acordo? Bechara dizia, certa vez, que a Academia Brasileira de Letras estava (com outras palavras), o ajustando. Mas o que dizermos a nossos alunos? rs
Abraço, Wilson
No Congresso, a que fiz referência, a Senhora nos passava uma síntese com o “Novo Acordo Ortográfico”. Eu acompanhei bem o processo desse Acordo, mas de repente, perdi o contato. Sabendo que em 2013 é necessário estarmos atualizado com ele, por favor, me responda, existe algo de novo com relação ao citado Acordo? Bechara dizia, certa vez, que a Academia Brasileira de Letras estava (com outras palavras), o ajustando. Mas o que dizermos a nossos alunos? rs
Abraço, Wilson
§ Fernanda
Bergamo disse:
Wilson,
é preciso dizer aos nossos alunos que a língua – como ser vivo – sofre
constantes mudanças. E o acordo tem tido ajustes sim. Eu estou sempre
consultando o site da ABL para me atualizar e, na dúvida, consulto o VOLP. O
importante é passarmos as regras gerais do Novo Acordo e as exceções que
representam palavras do cotidiano. Aos poucos, todos estarão mais seguros e
confortáveis com a novidade. Abraço, professor
No entanto, certas dúvidas, podemos consultar também o dicionário, a exemplo dos casos abaixo:
Orientação de consulta
em D I C I O N Á R I O
Cedro:
pronúncia (é) vem do latim (cedru). 1. Nome comum a numerosas árvores
coníferas*. 2. A madeira dessa árvore.(dicionário de Michaelis)
cepa: pronúncia ê (vem de cepo) 1. Tronco da videira. 2. Tronco ou origem;
estirpe.(dicionário de Michaelis) Complemento de Aurélio: Tronco da
Videira, V. videira; parte da planta a que se cortou o caule e que permanece
viva no solo; touceira; tronco de qualquer linhagem ou família; raça de uma
espécie, sobretudo de microrganismos...
cepa pronúncia é : cebola (dicionário Aurélio Básico)
despojos *1
singular som fechado, plural som aberto (um dos casos do plural
metafônico, em que muda o som do sing. p/ o pl)
(palavra essa, encontrada na 1ª leitura do
domingo/Natal)
Aqüífero:
que contém água.
Aqüestos: jur.
Bens...
Aqüícola:
que vive na água; pessoa que vive na água...
Aquéia: fem.
de aqueu=vem Acaia, região da Grécia antiga, arcaico, acaio...
Ararambóia: réptil
de coloração verde com traços ou linhas amarelas. Vive trepada em
árvore...Ecóico: relativo a verso
*Categoria de árvores ou arbustos
como o pinheiro.
*1 o que caiu, ou se arrancou, tendo
servido de revestimento ou adorno.
* * * * *
* * * * *
A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a 2ª edição de
um dicionário que tira dúvidas sobre o uso do hífen nas novas normas de
ortografia. As principais definições se referem aos prefixos “co” e “re”, que
permaneciam uma incógnita. A primeira edição da obra, chamada “Dicionário
Escolar da Língua Portuguesa” continha palavras desatualizadas.
Veja as 56 alterações no dicionário produzido pela ABL
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Como saiu na 1ª edição
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Como está valendo na 2ª
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ante‐sala
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antessala
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beribéri
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beri‐béri
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chá da índia
|
chá‐da‐índia
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co‐herdar
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coerdar
|
co‐herdeiro
|
coerdeiro
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cricri
|
cri‐cri
|
cricrilar
|
cri‐crilar
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frufru
|
fru‐fru
|
gigahertz
|
giga‐hertz
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gluglu
|
glu‐glu
|
hãhã
|
hã‐hã
|
megahertz
|
mega‐hertz
|
nhenhenhém
|
nhem‐nhem‐nhém
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póstero‐exterior
|
posteroexterior
|
póstero‐inferior
|
posteroinferior
|
póstero‐interior
|
posterointerior
|
póstero‐superior
|
posterossuperior
|
quilohertz
|
quilo‐hertz
|
re‐edificação
|
reedificação
|
re‐edificar
|
reedificar
|
re‐editar
|
reeditar
|
re‐educação
|
reeducação
|
re‐educar
|
reeducar
|
re‐eleger
|
reeleger
|
re‐eleição
|
reeleição
|
re‐eleito
|
reeleito
|
re‐embolsar
|
reembolsar
|
re‐embolso
|
reembolso
|
re‐encarnação
|
reencarnação
|
re‐encarnar
|
reencarnar
|
re‐encontrar
|
reencontrar
|
re‐encontro
|
reencontro
|
re‐engenharia
|
reengenharia
|
re‐entrância
|
reentrância
|
re‐entrante
|
reentrante
|
re‐entrar
|
reentrar
|
re‐enviar
|
reenviar
|
re‐erguer
|
reerguer
|
re‐escalonamento
|
reescalonamento
|
re‐escalonar
|
reescalonar
|
re‐escrever
|
reescrever
|
re‐escrito
|
reescrito
|
re‐estruturação
|
reestruturação
|
re‐estruturar
|
reestruturar
|
re‐estudar
|
reestudar
|
re‐exame
|
reexame
|
re‐examinar
|
reexaminar
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romeu‐e‐julieta
|
romeu e julieta
|
tantã (gongo)
|
tam‐tam
|
tão‐só
|
tão só
|
tão‐somente
|
tão somente
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tintim
|
tim‐tim
|
tique taque
|
tique‐taque
|
tititi
|
ti‐ti‐ti
|
xique‐xique (planta)
|
xiquexique
|
ziziar
|
zi‐ziar
|
Neste quadro pronominal, quis dar subsídio para o uso de unidade pronominal no gênero textual "correspondência" na Língua Formal.
Pronomes e Expressões Pronominais
1ª pessoa: eu,me, mim, comigo, meu, minha, meus,
minhas
nós, nos conosco, nosso, nossa...
2ª. pessoa: tu, te, ti, contigo, teu, tua, teus, tuas
vós, vos, convosco...
3ª. pessoa: ele/ela, se, si, consigo, o, a, lhe, seu, sua,
você, o senhor, a senhora, lo, la, no, na,
V.Sª, V. Exª...
(eles/elas) Se, si, consigo, os, as, lhes, seus, suas,
Vocês, os senhores, as senhoras, los,
las, nos, nas, V.
Lembrete:
Me: Não me canso de falar que te amo
Te: Eu TE darei o céu meu bem e o meu amor também...
Se: Precisa-se de moça, boa aparência pra secretária...
Lhe... Como vai você...vem que o tempo pode afastar nós... preciso tanto LHE fazer feliz...
Mim:
Ti: Olho em tudo e sempre encontro a ti...
É impossível não crer em ti...
É impossível não fazer de ti, meu ideal...
Si: O egoísta só pensa em si
Obs.Se ouvires a voz de Deus...(não é pronome esse SE)
Estas cartas, trazem um modelo de USO FORMAL na 3a. pessoa do singular .
Palmares, 14 de novembro de 2006.
Senhor Diretor e Distinta Equipe
Prof. Jornalista Douglas Miranda Marques
Rádio Cultura dos Palmares
Nesta
Senhor Diretor,
Congratulamo-nos com V. Sª e Equipe nessa passagem de mais um ano de existência dessa Emissora, conquistando na oportunidade seu Jubileu de Prata. Que Deus renove suas bênçãos a esse Veículo de Comunicação, pela graça alcançada quando só nos traz alegria, prazer, sorriso, informação, tornando nossos dias sempre melhores do que ontem.
Neste dia, simbolizando os demais, parabenizamos pelos serviços prestados aos Palmares e Região, contemplando a todos, modelo de Empresa radiofônica, Monumento desta Cidade, sonhada, construída, hoje concretizada, levando a Terra dos Poetas em versos e prosa para os lugares mais longínquos a gerações e gerações.
Ouvir essa Emissora na pessoa de cada Funcionário, é o grande presente deixado pelo nosso Fundador Paulo Marques e por certo recebeu nos céus seu lugar merecido.
Abraço carinhoso a todos,
Prof. Wilson Santos
Este texto "A onça e o gato" é muito conhecido, mas não interpretado com sua maior mensagem: que é a do CONHECIMENTO:
30 DICAS PARA ESCREVER BEM
1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!
9. Palavras de baixo calão, carac@, podem transformar o seu texto numa m&rd@.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita sempre os outros não tem ideias próprias”.
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação?
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões uai, que acabem por denunciar a região onde tu moras, veio!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
Há uma grande confusão entre a análise morfológica e sintática no universo discente. Por isso, deixo esta tabela aqui (de análise sintática) para o aluno habituar-se com a terminologia: sujeito, predicado, objeto, adjunto etc.
Palmares, 24 de março de 2013.
Correspondência
Circular nº 1
Para os
Locatários do Prédio 341
r. Altino Fraga – Bairro Santa Rosa
Palmares/PE
Prezado Senhor,
Zelando pela segurança e bem estar de todos, vimos renovar
nosso pedido a V. Sª, uma vez, termos observado, o portão do Prédio em
referência, aberto aleatoriamente, bem como, o lixo colocado em dias ou horas
incompatíveis ao horário dos lixeiros, solicitação feita por ocasião do
contrato de locação.
Sabemos que
este apelo é desnecessário para a maioria, mesmo assim, gostaríamos que essa
maioria lembrasse a esses vizinhos esquecidos, o perigo que corremos, ao deixarmos
o portão central aberto, ou o problema de saúde que pode gerar, com o lixo
acumulado, quando temos o Caminhão, passando nas manhãs dos dias 3as. e 5as. feiras,
além dos sábados e domingos.
Atenciosamente,
Rieldson
Pinto dos Santos
Proprietário
Palmares, 1° de fevereiro de 2007.
Exmos Senhores
da
Comissão da Banca Examinadora do Curso de Mestrado
Universidade Moderna Lisboa-Portugal
SOESE-FAESC
RECIFE/PE
Senhores
Examinadores,
Querendo me adequar às condições do
mundo contemporâneo e consciente das mudanças que estimulam a um novo olhar no
campo profissional e humano, encontro na “Universidade
Moderna” a resposta que durante anos buscava,
a fim de atender a meus
questionamentos, quer como pessoa, quer como profissional do Magistério.
Sou um profissional de educação , há
32 anos, sendo 20 anos em uma faculdade
de formação de professores na Mata Sul de Estado, cujo trabalho faço com muita
paixão: formando Educadores, na construção de uma CIDADANIA PLENA, e
naturalmente contribuindo também na
construção de um Mundo mais igualitário,
mais humano, aprendendo a conviver com diversidades e minimizando as exclusões
sociais (Elvira Souza Lima, Congresso Atual de Praticas Educativas, 2005), razão
pela qual tenho o desejo de participar
da seleção de mestrado na área do conhecimento “Educação e Cidadania na
multiculturalidade” nessa Instituição, conveniada com a Universidade de
Lisboa-Portugal, acatando, inclusive, as determinações referentes à área do curso, com essas expectativas tão otimistas
para nós.
Naturalmente, o objetivo não seria
apenas a competividade que o mundo atual exige, mas também minha realização
pessoal e profissional, em que poderei fazer um trabalho-pesquisa, aprofundando as competências na área do conhecimento e sem dúvida co-responsável na formação educacional desta
Região tão carente no Estado de Pernambuco, situação ilustrada na Lei Diretrizes Bases, Lei 9394/96 quanto à
formação continuada tão necessária entre nós docentes.
Embora minha formação acadêmica seja
no Ensino Linguístico, estudo
voltado a uma gramática contextualizada, discursiva e um texto
de ideias coerentes, respeitando a cultura de um povo, há o desencontro
com o fazer pedagógico que me deixa inquieto, à busca de respostas de um novo olhar nas
necessidades humanas, e essas respostas me parece presentes nos objetivos desse
Curso.
Como linha de pesquisa, desenvolvo
um projeto há anos “Ensinar cantando,
uma alternativa para o ensino da
Língua Portuguesa”, por sinal apresentando no XIX Congresso Internacional
de Línguas Vivas, realizado no Recife (1997) o qual vem dando bons resultados
tanto no ensino fundamental e médio como no terceiro grau. Pois fundamentado na
prática insatisfatória de leitura
discente , nesse Projeto, usando as canções, não enfatizo apenas o
aspecto linguístico, mas também a
cultura tanto objetiva (literatura, ciências, arte, música, etc como subjetiva em que o aluno possa ampliar
sua leitura de mundo, resgatando
valores, crenças, além de trabalhar os
conflitos pessoais, sociais entre outros, construindo a sua própria cidadania.
Na canção “Assum Preto (Luiz Gonzaga) p. exemplo, não olho somente a variante
linguística “...Assum Preto veve sorto mas não pode avoar, mil vezes a sina de
uma gaiola desde que o sol pudesse oiar” mas também a questão social, a
cegueira da ignorância ou falta de
liberdade; a canção “cadeiras de rodas
(Fernando Mendes) não busco só a regência informal “...sentada na porta em sua
cadeira de rodas, ficava...” mas também a questão da diversidade biológica e por que não dizer social? Esta pesquisa não
está acabada. Pretendo aprofundá-la , ampliando a sua fundamentação teórica, já
que escolas da região estão levando esse modelo para sua prática pedagógica.
Paralelo a esse Projeto também
coordenei o Programa de Formação de
Professores em exercício (PROFORMAÇÃO) nesta região, iniciado em 2002,
resgatando a cidadania do professor leigo tão discriminado na classe. Este
trabalho também pretendo dar continuidade em articulação com a Escola, pois
eram 117 (cento e dezessete) professores, lecionando a título precário, em 13
municípios. Esses professores hoje se encontram com sua titulação, mas é
questionável seu acompanhamento para que de fato tenham resgatado sua
cidadania.
Com
esta reflexão, acredito que nessa Instituição se encontram as esperanças de uma formação profissional continuada para o professor a
qual há tanto tempo se esperava neste
País, na linha do Mestrado que, por
certo vem responder aos anseios docentes no mundo contemporâneo que exige tanto
no mercado do trabalho.
Atenciosamente,
Wilson Alves dos Santos
Este texto "A onça e o gato" é muito conhecido, mas não interpretado com sua maior mensagem: que é a do CONHECIMENTO:
A onça pediu ao gato para lhe ensinar a pular, e o gato prontamente lhe ensinou. Depois indo juntos para a fonte encontraram lá o rato, e então disse a onça para o gato:
- Compadre, vamos ver quem de um só pulo pega o camarada rato?
- Vamos, disse o gato.
- Só você pulando adiante, disse a onça.
O gato pulou em cima do rato, a onça pulou em cima do gato. Então, o gato pulou de banda e se escapou. A onça desapontada disse:
- Assim, compadre gato, é que você me ensinou?! Principiou e não acabou...
O gato respondeu:
Nem tudo os mestres ensinam aos seus aprendizes.
Adaptação de Augusto Pessôa do conto popular “A Onça e o Gato”.
- Compadre, vamos ver quem de um só pulo pega o camarada rato?
- Vamos, disse o gato.
- Só você pulando adiante, disse a onça.
O gato pulou em cima do rato, a onça pulou em cima do gato. Então, o gato pulou de banda e se escapou. A onça desapontada disse:
- Assim, compadre gato, é que você me ensinou?! Principiou e não acabou...
O gato respondeu:
Nem tudo os mestres ensinam aos seus aprendizes.
Adaptação de Augusto Pessôa do conto popular “A Onça e o Gato”.
30 DICAS PARA ESCREVER BEM
1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!
9. Palavras de baixo calão, carac@, podem transformar o seu texto numa m&rd@.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita sempre os outros não tem ideias próprias”.
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação?
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões uai, que acabem por denunciar a região onde tu moras, veio!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.
* * *********************************************************
Quem conhece este texto, e tem um pouco de sensibilidade, deixa de fazer fofoca:
AS TRÊS PENEIRAS DE
SÓCRATES
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando
ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
-
Quero contar-te uma coisa a
respeito de um amigo teu!
- Espera um
momento - disse Sócrates -
Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas
três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos
peneirar aquilo que queres me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se
não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres
dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi
outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter
passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem
respondeu:
- Devo confessar que
não.
- A
terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a
respeito de meu amigo?
- Útil? Na verdade,
não.
- Então,
disse-lhe o sábio: se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem
útil, é melhor que o guardes apenas para
ti.
(alteração
textual de WilsonHá uma grande confusão entre a análise morfológica e sintática no universo discente. Por isso, deixo esta tabela aqui (de análise sintática) para o aluno habituar-se com a terminologia: sujeito, predicado, objeto, adjunto etc.
Analisar sintaticamente:
a) Meu trabalho é razoável.
b) O estudo traz opções para nossa vida.
c)
“Os
jovens gostam de aventuras” (Cegalla)
d) Eduardo chegou atrasado.
e)
Corri, mas não peguei o ônibus.
f)
Estive em sua casa, quando você dormia.
g) Socorro!
T A
B E L A
l. Período:
2. Oração:
3.
Sujeito:
4 . Núcleo do sujeito:
5.
Partícula apassivadora:
6.
Índice de indeterminação do sujeito:
7. Oração sem
sujeito:
8. Predicado:
9 . Núcleo do predicado:
10.
Predicativo:
11. Adjunto adnominal:
12.
Adjunto adverbial:
13.
Predicação verbal:
14. Objeto:
15. Núcleo do objeto
16.
Agente da passiva:
17. Vocativo:
18.
Aposto:
19.
Conectivo:
20.
Complemento circunstancial:
21. Outros:
ANALISAR SINTATICAMENTE:
a) Meu trabalho é
razoável
- Período simples, oração absoluta; Sujeito: Meu trabalho;
N.S. trabalho
- Predicado: é razoável (nominal); N. do Predicado: razoável; - Pred. do sujeito: razoável ; Adj. adn:
meu; Verbo de ligação: é
b) O estudo traz opções para nossa vida
- Período simples, oração absoluta; Sujeito: O estudo; N.
suj: estudo; Predicado:
traz opções para nossa vida; N. do Pred: traz; Adj. adn. O; - Pred. verbal: traz opções para nossa vida; (verbal); - Objeto:opções ; Ad. Adv:para nossa vida
c) Os jovens gostam de
aventuras (Cegalla)
- Período simples, oração
absoluta; Sujeito: Os jovens; N. S.:
jovens; Predicado: gostam de aventuras;(verbal); N. do Pred.: gostam; Adj. adn.:
Os; Pred. verbal: V. Int. ind; Obj. ind.: de aventuras; Verbo: transitivo
ind. Conectivo proporcional “de”; N. do
objeto: aventuras.
d) Eduardo chegou atrasado
- Período simples, oração absoluta
- Sujeito:
Eduardo; N. do suj. Eduardo; Pred. verbo nominal:
chegou atrasado; N. do pred: chegou;
Pred. do sujeito: atrasado; predicação verbal: v. intransitivo;
e) Corri, mas não peguei o ônibus
- Período comp. por coordenação: 2 orações;
suj.: Eu (simples); N. do suj.: Eu; Pred.: corri, mas não peguei o ônibus
(verbal; N. do pred.: corri/peguei; Predicação verbal: corri -verbo intransitivo -
peguei – verbo transitivo direto
f) Estive em sua casa, quando você dormia
- Período comp. por subordinação - duas
orações; Suj.: Eu/você (composto); N. do suj.: eu/você; Pred. verbal: estive em
sua casa; Predicação verbal: Verbo trans. Indireto;Obj. indireto: em sua casa;
Adj. adverbial: quando você dormia
g) Socorro!
Portanto, não confundir com a função morfológica:
Identificar
a função morfológica das palavras sublinhadas
( substantivo, artigo, numeral, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição)
1.
Ele água o jardim todos os dias.( )
2.
Estive
mal no hospital... (
)
3.
Ele
não é paulistano. ( )
4.
Eu
a vejo sempre atenta às aulas.( )
5.
Fui
a Canhotinho há poucos dias. ( )
6.
É
proibida a entrada para estranhos.( )
7.
Regressei à cidade para tirar xérox. ( )
8.
Voltei
àquele Congresso de Recife. ( )
9.
Quero
meia garrafa de querosene.( )
10.
Puxa! Que bom!
Não me atrasei.( )
11.
O
não às vezes é necessário. ( )
12.
Tenho
um irmão padre, Mons.Patrocínio.(
)
13.
Estou
com saudades de minha mãe. ( )
14.
Com Deus, vou e volto. ( )
15.
Enquanto
caminho, memorizo textos...(
)
No uso do falante com a LÍNGUA, vimos haver 3 modos(maneiras) de ele se expressar: o indicativo, expressando algo certo; o subjuntivo expressando algo incerto e finalmente o imperativo expressando uma ordem, um pedido ou um conselho... vamos praticar o modo imperativo? rs
I M P E R A T I V O: Ordem/Pedido/Conselho
1.
afirmativo e negativo
2.
Imperativo afirmativo: tu e vós –
presente. Indicativo - S ;
você(s)
e nós: presente do subjuntivo
3.
Imperativo negativo: Pres. do subjuntivo+ partícula
negativa(não, nunca, jamais, ninguém.
4.
Pessoas: TU/VÓS ,VOCÊ(S), NÓS
Obs. Socorro! Não pecar contra a
castidade. Não furtar...
Não são frases imperativas, mas têm o
sentido de imperativo.
O verbo
SER no imp. afirm. tem forma
própria para tu (sê) e para vós: (sede); o imp. negativo, segue forma geral.
Façamos a
concordância com os verbos (entre parênteses)
a)_____________________o bem sem
olhar a quem. ( Fazer, vós, imp. Afirm.)
b)_____________inimigo de teus pais.(.
Ser, tu imp. negativo)
c)______________________as individualidades
humanas.( Respeitar, você, imp. afirmativo)
d_______________________ insensível à
dor de um animal.( Ser, v, imp. Neg,)
e) _________________________para as provas
sem estudar. (Ir, v, imp, neg)
f)__________________________a Língua
pela Metalinguagem.(.Aprender, nós .imp.afirmativo)
g)_______________o bem, apenas aos
amigos. (Fazer, vocês , imp. neg)
h)____________compreensíveis até com o inimigo.(Ser, tu, imp. afirmativo)
i)_____________com Deus. (Ir, tu, imperativo afirmativo)
j)_____________vossos limites. (Respeitar,
vós, imperativo afirmativo)
k) Epa, Filho,_______________a tampa
do vaso...(levantar, tu.imp. afirm)
l)_______________________a conviver
na diversidade.(aprender,vós,imp.neg)
m)_______________________o
perfeito nas pessoas.(buscar,tu, imp. negativo)
Com esta síntese gramatical, penso ser útil para o aluno ter uma ideia de sua classificação com algumas ilustrações, base de um entendimento geral:
GRAMÁTICA
· Fonética: som da fala
· Morfologia: figura, palavra
· Sintaxe: lógica da língua
· Semântica: sentido das palavras
· Estilística: estilo do falar ou
escrever
Fonética:
ortografia, encontro vocálico, consonantal, dígrafo...
Morfologia: Estrutura da palavras: desinência,
vogal temático,
Prefixo, sufixo,
etc
Formação da palavra: derivação imprópria,
Hibridismo, onomatopeias, etc
Classificação da palavra:
classes variáveis e invariáveis
Sintaxe: Concordância
nominal: Gosto de tomate maduro
Verbal: Tu pensas bem.
Regência nominal : Estou à janela, à mesa...
Verbal: Prefiro inglês a português.
Colocação: ordem dos termos : Já me vou, é tarde.
Lembrete! Fizemos tanta revisão para a última avaliação, de modo que daria a seguinte dica: Peguem-se àqueles conteúdos que dei relevância, e nem é necessário desejar-lhe BOA SORTE.
ResponderExcluirLendo mais profundamente, observei a diferença entre análise sintática e morfológica, tendo em vista a questão que levantei na última aula.
ResponderExcluirLi algumas aulas postadas pelo senhor e as dicas, adorei as 30 dicas para não escrever errado assim como as outras aulas.
ResponderExcluirQuando leio fábulas, lembro logo das suas aulas.
Eliane Eloi
5º período de letras
Revisando algumas aulas, sinto um pouco de dificuldade em análise sintática, pois foi uma pena ter faltado a algumas aulas do senhor por motivos maiores, mas estou estudando algumas dicas no seu blog e estou conseguindo superar.
ResponderExcluirEliane Eloi
5º período de letras
Parabéns, professor! Ajudou bastante, pude esclarecer muitas dúvidas.
ResponderExcluirAtenciosamente, Nadjane Castro Wanderley.